quinta-feira, 10 de abril de 2014

Dia Nacional dos Moinhos & Candonga


 

A Academia Itinerarium XIV aderiu neste ano de 2014 ao Dia dos Moinhos Abertos e Dia Nacional dos Moinhos (de 5 a 7 de abril). Para além do moinho aberto, os elementos da academia protagonizaram ainda uma peça de teatro, por eles escrita, denominada por "Candonga". 


No Moinho do Fidalgo, onde se promoveram as iniciativas, cruzam-se a história da tecnologia com a história dos homens. Homens e mulheres que, nas décadas de 30 e 40 do séc. XX contrabandearam géneros que estavam racionados. Que neste moinho trabalharam noite inteira, e que ao raiar da aurora tinham de ter tudo limpo, como se não lá tivesse trabalhado ninguém. Foi este momento histórico que se trouxe ao presente com a peça “Candonga”. Esta retrata uma noite daquele tempo, em que vemos as pessoas com o coração nas mãos, com medo de serem apanhadas pelos “fiscais”, mas cuja fome conseguia ser maior que o medo.

As iniciativas contaram com um total de 92 participantes, entre visitantes do moinho e público durante o momento teatral. 


Texto: Samuel Tomé
Fotos: João Reis
Vídeo: Marcos Evangelista


Sem comentários:

Enviar um comentário